Dia D - Campanha de vacinação contra a gripe

A vacinação contra a gripe ocorre anualmente em forma de Campanha no Espaço Saúde. Neste ano a campanha se deu dos dias 04 de maio ate 15 de maio, incluindo o “Dia D”, no sábado dia 09, para facilitar a ida de quem tem dificuldades durante a semana. Nesta campanha, como já vem ocorrendo nos anos anteriores, além dos idosos acima de 60 anos, foram vacinados outros grupos de maior vulnerabilidade, que são: Gestantes (em qualquer idade gestacional), Puérperas (Mulheres até 45 dias pós-parto), Crianças na faixa etária de (6) meses a (4) anos, (11) meses e (29) dias; Trabalhadores da Saúde e Portadores de Doença Crônica. A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais custo- efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.


A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Por isso, vale ressaltar a importância da vacinação, uma vez que esta atitude constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto direto e indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Durante os onze dias de campanha, foram vacinados um total de 614 pessoas, sendo eles: 26 gestantes, 5 puérperas, 168 trabalhadores de saúde, 167 doentes crônicos e 238 idosos. 

Além disso, este ano, contamos com a participação de alunos de enfermagem da FAM, onde através de uma parceria com o Espaço Saúde, puderam vivenciar a prática da vacinação e todo o envolvimento com os pacientes como um todo, sempre com a supervisão da enfermeira coordenadora Flávia Guerino e a técnica de enfermagem Ângela Furlan, ambas profissionais do Espaço Saúde.

Ana Beatriz - Nutricionista