Curso para Gestantes - Agosto 2016

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1948 e teve sua introdução no Brasil no ano de 1999, coordenada pelo Ministério da Saúde. Em 2016 focou na amamentação como uma chave para o desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável trabalha a igualdade, ecologia e economia, ou seja, existem relações entre o aleitamento materno e desenvolvimento sustentável, sendo que, dentre elas podemos destacar, segundo o site da SMAM (Semana mundial de aleitamento materno): “Amamentar é reduzir morbidades, desigualdades, mortalidade, violência, danos ambientais.

Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade [...] é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável.” Além disso, é focada a importância do leite materno pelos motivos:” O leite materno é o alimento mais acessível (não tem custo e está próximo), seguro (não necessita de fabricação/envase/preparo/transporte), completo (é específico) e oportuno (está disponível no tempo certo, na quantidade adequada, com incontáveis vantagens) para bebês e crianças pequenas em qualquer situação socioeconômica, em qualquer lugar do mundo.”

A São Lucas Saúde, sempre se preocupou sobre as questões envolvendo a saúde do bebê e da mamãe. Pensando nisso, criamos o Projeto Amamentar que é feito através de ligações telefônicas logo após a alta hospitalar onde a mamãe recebe orientações fundamentais para o sucesso na amamentação. Ela poderá também tirar dúvidas e se necessário agendar um horário para ir pessoalmente ao Espaço Saúde, onde será assistida pela equipe de enfermagem.

Além disso, há o curso de gestantes para os casais, com aulas teóricas e expositivas, com o objetivo é orientar sobre os cuidados durante a gestação, pós-parto e após o nascimento do bebê. Todo mês são 3 encontros por grupo, que são ministrados por profissionais especialistas no assunto e nesse mês de agosto, com todas as comemorações da semana mundial de amamentação, não foi diferente, confira as fotos: