Grupo Vida Ativa do Espaço Saúde Medicina Preventiva trabalha o tema musicaterapia!

O projeto Vida Ativa tem encontros mensais e busca a assistência humanizada e um comprometimento com o cuidado personalizado, garantindo um  equilíbrio físico e emocional. Os encontros contam com a participação de diversos profissionais convidados, como foi o caso deste mês de maio, com a participação da psicóloga Ana Beatriz e da auxiliar de enfermagem Ângela, e do Dr. Leonardo Ferreira – geriatra, que trouxe muita animação e emoção ao grupo.

Foi trabalhado o tema musicaterapia - terapia que utiliza a música e auxilia nas mudanças que ocorrem na velhice - O principal objetivo da musicoterapia para os idosos é a recuperação da auto-estima, mas a musicoterapia para idosos envolve atividades, como cantar, brincar, tocar, improvisar e criar, estimulando um trabalho mental e corporal do idoso.

Benefícios da Musicoterapia para Idosos

Os benefícios da musicoterapia para idosos incluem:

  • Restabelecimento do ritmo da marcha: O uso de músicas com os ritmos marcados auxilia idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar.
  • Estimulação da fala: O canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória.
  • Aumento da Criatividade: A criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas.
  • Aumento de Força e consciência corporal: O ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura.
  • Diminuição dos Sintomas de Depressão: O convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções.

Idosos que praticam atividades de musicoterapia diariamente se afastam da solidão, se sentem mais apoiados, felizes e com uma ótima qualidade de vida.

Confira as fotos do evento abaixo: