Relacionamento com o cliente (19) 3477.1000 Siga-nos em nossas redes sociais

Medicina Ocupacional

Serviços

• Elaboração, implantação e manutenção do PCMSO.
• Exame Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho, Demissional e Avaliação Ocupacional.
• Audiometria.
• Acuidade Visual.
• Espirometria.
• Raio-X (externo)
• Eletrocardiograma.
• Eletroencefalograma.
• Exames laboratoriais.
• Avaliação Ocupacional e Avaliações Específicas como Trabalho em Altura, Espaço Confinado, sendo estas realizadas por profissionais especialistas.

Diferenciais da São Lucas Ocupacional

• Unidades em Americana e Sumaré.
• Unidades com estacionamento próprio.
• Realização de todos os exames in loco (*exceto Radiológico)
• Atendimento diário (*exceto Sumaré)
• Agendamento online de exames.
• Manutenção online dos exames vencidos e à vencer dos colaboradores da empresa.
• Disponibilidade de atendimento médico, fonoaudiológico e complementares na empresa contratante (conforme disponibilidade da agenda e a partir de 30 exames).
• Suporte via fone ao RH para esclarecimentos de dúvidas e orientações a casos específicos
• Atendimento personalizado através do setor de Relacionamento Empresarial.
• Parceria com empresas de Engenharia para realização de laudos ambientais (PPRA e LTCAT).

Segurança do trabalho

O São Lucas Ocupacional é mais um aliado na vida das empresas e de seus colaboradores. Visando à saúde e ao bem-estar, criamos ações e uma visão zelosa para cumprir os procedimentos necessários para diminuir as possibilidades de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. A segurança do trabalho, além de obrigatória, organiza as atividades do cotidiano, prevê acidentes, elevando a produtividade, auxiliando na motivação e, assim, criando um ambiente harmônico para trabalhar.

Avaliações quantitativass conforme NR 15 e seus anexos

Determinam os níveis de exposição aos quais os trabalhadores estão, dimensionando as medidas de controle e garantindo que executem as atividades dentro dos limites de tolerância estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras.

Dentre as medições que realizamos, podemos destacar:

● Ruído contínuo ou intermitente – conforme Anexo 1 da NR 15.
● Calor – conforme Anexo 3 da NR 15.
● Vibrações – conforme Anexo 8 da NR 15.
● Agentes químicos – conforme Anexo 11 da NR 15.

Laudo de caracterização do espaço confinado - NR 33

Este laudo tem por objetivo identificar, localizar e classificar os espaços confinados na empresa, conforme Portaria 3214/78 do MTE – Norma Regulamentadora 33, item 33.2.1. É de responsabilidade da empresa manter atualizada a relação de localização dos espaços confinados.

Acompanhamento de perícias e elaboração de parecer técnico

Tem como objetivo o estudo do ambiente de trabalho, levando em consideração dados que possam caracterizar a insalubridade e/ou periculosidade, com esclarecimentos técnicos de fatos importantes para um processo

O acompanhamento técnico envolve:

● Leitura inicial e formulação de quesitos.
● Acompanhamento técnico da perícia e parecer técnico (laudo pericial).
● Manifestação ao laudo pericial.
● Acompanhamento de agentes fiscalizadores oficiais e securitários.

assessoria em medicina e segurança do trabalho

O São Lucas Saúde Medicina Ocupacional emprega técnicas e métodos de avaliação recomendadas pelo Ministério do Trabalho, conforme Lei N.º 6.514/77, regulamentada pela Portaria N.º 3.214/78 - NRs, legislação do corpo de Bombeiros, Cetesb e CLT. O trabalho de assessoria mensal auxilia na adequação às normas regulamentadoras vigentes e ao eSocial, elaborando o monitoramento das documentações obrigatórias bem como o conjunto de atividades de reconhecimento e avaliação e controle dos riscos.

A assessoria em Segurança e Medicina do trabalho envolve:

● Realizar visitas mensais para avaliação dos postos de trabalho, propondo melhorias
e adequações voltadas à produtividade, à saúde e à segurança.
● Acompanhamento técnico no controle dos riscos ocupacionais.
● Auditoria de fichas de EPI, Ordens de Serviço entre outros documentos de segurança.
● Registro de CAT – Comunicação de Acidentes de Trabalho via Internet

eSOCIAL


O eSocial é um projeto do Governo Federal que compõe o Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED). Ele unifica e simplifica a entrega das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias no país. São muitas informações relacionadas à saúde e à segurança do trabalho no eSocial e, para garantir que todas as recomendações sejam cumpridas, utiliza um sistema que atue em conformidade com o eSocial para transmissão segura das informações. Ele permite que em um único local você reúna todas as informações necessárias no padrão correto, o que facilitará o envio e reduzirá, consideravelmente, as chances de erros. O São Lucas Saúde Medicina Ocupacional está pronto para auxiliar a sua empresa na gestão das informações de Saúde e Segurança para o eSocial.

Obrigatoriedades


PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) Todos os empregadores e empregadoras que admitam pessoas com vínculo CLT são obrigados a criar e implementar um PPRA, independente do número de colaboradores e o grau de risco de suas atividades, em conformidade com a NR 9 da Portaria 3214/78.

LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) Esse laudo conclusivo, elaborado por um engenheiro de segurança, tem a finalidade de apresentar as condições do ambiente de trabalho, apontando todos os agentes, sejam físicos, químicos e biológicos, que possam prejudicar a saúde dos colaboradores, de acordo com a Lei Artigo 58 da Lei 8.213/1991.

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) Um histórico laboral completo com todas as informações relativas ao colaborador, como a atividade que exerce; o agente nocivo ao qual é exposto; a intensidade e a concentração do agente; exames médicos clínicos.

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) NR 5 Com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes da jornada de trabalho, a comissão interna preserva vidas e promove a saúde dos colaboradores. Todas as empresas com trabalhadores vinculados à CLT devem organizar e manter o funcionamento dessas ações preventivas.

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho)​ ​NR 5 O principal objetivo da SIPAT é ser uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança, à saúde e à qualidade de vida do trabalhador e está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16.

AET (Análise Ergonômica do Trabalho) NR 17 Trata-se de um documento essencial na avaliação (quantitativa e qualitativa) dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, nos equipamentos, nos postos de trabalho e na execução da atividade profissional.

PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) Previne acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores, bem como a segurança da população e o meio ambiente. Além de minimizar eventuais impactos caso ocorram situações anormais, como ações da natureza

Treinamentos


O São Lucas Saúde Medicina Ocupacional oferece cursos de capacitação em Segurança do Trabalho, essenciais para a formação de colaboradores e líderes da área de segurança. Auxiliamos assim, na proteção preventiva, evitando custos dispendiosos relativos a afastamentos ou pelo não cumprimento das normas estabelecidas pela legislação.

● Treinamento para Membros e Designados de CIPA Conforme NR 05 e Art. 157 da CLT Um treinamento especial para os colaboradores e colaboradoras das empresas que já fazem parte da CIPA.

● Uso e conscientização de EPI e prevenção de acidentes Conforme NR 01, 06 e Art. 157 da CLT Todos os colaboradores e colaboradoras devem utilizar EPIs em suas rotinas de trabalho, além de saber como manusear, guardar e conservar os itens de segurança.

● Primeiros socorros Conforme NR 07. Item 7.5.1 da Portaria nº 24 do MTE, de 29/12/1994. Treinamento e itens essenciais, visando à prevenção e que é exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Todas as empresas, privadas ou públicas, devem estar equipadas.

● Segurança em instalações e serviços de eletricidade Conforme NR 10. Uma pauta específica zelando por aqueles que executam atividades de forma direta ou indireta com rede elétrica de baixa ou alta tensão.

● Segurança na operação de empilhadeira e operação de ponte rolante Conforme NR 11 e Art. 157 da CLT Focado para operadores e operadoras de equipamentos de transporte com força motriz própria, usada para transmitir movimento para o maquinário ou um motor.

● Segurança no trabalho em máquinas e equipamentosConforme NR 12 e Art. 157 da CLT Específica para todos os operadores e operadoras de máquinas e equipamentos, com foco na utilização segura de cada um dos meios usados.

● Treinamento para operador e operadora de caldeiras Conforme NR 13 e Art. 157 da CLT Empresas que possuem qualquer equipamento que esteja relacionado a caldeiras devem promover o treinamento completo para que manuseiem com segurança.

● Ergonomia; Conforme NR 17 e Art. 157 da CLT Trabalhadores designados para trabalhar com transporte manual de cargas, operadores de check out e operadores de telemarketing precisam passar por treinamentos específicos.

● Integração de segurança e condições de trabalho na indústria da construção Conforme NR 18 e Art. 157 da CLT Um treinamento especializado aos trabalhadores e trabalhadoras da construção civil e que prestam serviços em canteiros de obras.

● Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis Conforme NR 20 e Art. 157 da CLT Trabalhadores que manuseiam materiais químicos devem receber treinamento específico para o desenvolvimento seguro da profissão.

● Curso de prevenção e combate a incêndio Conforme NR 23 e IT 17 do Corpo de Bombeiros, Art. 200 da CLT Todos os colaboradores e colaboradoras devem receber treinamento para a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.

● Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados Conforme NR 33 e Art. 157 da CLTPessoas que exercem suas atividades profissionais em ambientes fechados devem receber treinamentos para este contexto.

● Trabalho em altura Conforme NR 35 e Art. 157 da CLT Para trabalhos que, para serem executados, colocam o colaborador ou a colaboradora em uma atividade com altura, necessitam de capacitações.

● Curso de direção defensiva Conforme Código de Trânsito e Art. 157 da CLT O Curso – “Direção Defensiva na Condução de Veículos Empresariais” proporciona a oportunidade de reelaborar hábitos e comportamentos na direção de veículos.

A empresa utiliza um sistema EXCLUSIVO da São Lucas Ocupacional onde pode marcar os exames de seus funcionários e verificar quais exames precisam ser feitos.

Americana

R. Sete de Setembro, 1371 Girassol
F: (19) 3475.4300
Atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sumaré

Rua João Francisco Ramos, 522 – Centro
F: (19) 3873.8500
Atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Insira os seus dados e aguarde. Em breve entraremos em contato!

Contato